top of page

Como aumentar suas vendas na rede social TikTok


O TikTok para negócios já é uma realidade e a cada dia mais e mais marcas percebem que precisam marcar presença neste canal. Em 2020, o aplicativo chinês ultrapassou Instagram, Facebook e WhatsApp para se tornar a rede social mais baixada do mundo em termos de downloads. Ao criar e veicular vídeos com efeitos e recursos de edição, a plataforma já integra as mais versáteis estratégias de comunicação corporativa.

O programa já levantou US$ 56,7 milhões para empresas em todo o mundo. No Reino Unido, onde a web se tornou popular, um em cada três usuários diz que faz uma compra depois de assistir a um vídeo de um produto ou serviço. Como o algoritmo do TikTok calcula a classificação do vídeo e o alcance subsequente com base no envolvimento total e não apenas nas visualizações, apenas o conteúdo mais envolvente pode atingir o público mais amplo e gerar resultados de negócios. Tudo começa com a criação do TikToks, que incentiva os espectadores a seguir, salvar ou compartilhar posts, sejam eles fãs da marca ou não.


De acordo com o relatório Think with Google, 6% dos entrevistados dizem gostar do vídeo de uma empresa apenas se ele for autêntico e refletir a realidade. Portanto, um empreendedor entrando nessa tendência deve seguir algumas estratégias.

Seu conteúdo não funcionará nesta plataforma porque você controla outras redes sociais. Este é um formato de conteúdo muito específico. Além disso, a forma de consumo também é diferente. Os usuários podem ignorar o conteúdo rebuscado, muito formal e "empacotado". Os vídeos de maior sucesso na Internet são feitos por você mesmo, gravados e editados com efeitos do próprio aplicativo. O conteúdo mais "bruto" e espontâneo será avaliado em relação a certas rejeições de anúncios.


Uma ideia é apresentar o dia a dia da empresa, as interações e brincadeiras entre funcionários, embalagens de produtos, etc. Por se tratar de uma nova rede social, a experimentação é bem-vinda. O Washington Post, sério e tradicional jornal americano, está surpreso por ter sido uma das primeiras marcas a chegar ao TikTok. Os vídeos focam na informalidade e humor nos bastidores de uma redação.


O TikTok surgiu não só como rede social, mas também como plataforma de entretenimento. Portanto, é necessário produzir (de preferência diariamente) produção de conteúdo para atender a essa demanda. Essa periodicidade também traz credibilidade à marca e possibilita um relacionamento mais forte com o cliente. Para que os vídeos despertem a curiosidade do público, é preciso sempre acompanhar as tendências do momento para conciliar as tendências com a oferta da marca e os desejos dos seguidores.

O maior desafio para as empresas é produzir conteúdo que "não esteja" à venda. É preciso influenciar as pessoas de forma prática, mas de forma filantrópica e divertida. Nesse contexto, reinventar-se a cada dia é uma ótima forma de atingir o potencial da sua rede e divulgar sua mensagem de forma eficaz.


Outra dica é usar as ferramentas da versão empresarial para anunciar na rede social e investir em tráfego pago. Vale ressaltar também que é importante sempre pesquisar o que se busca em um aplicativo, para que você possa apresentar campanhas ao segmento para alavancar vendas e gerar conteúdo por meio do marketing orgânico.


TikTok também tem uma presença significativa de influenciador digital. Podem também contribuir para a estratégia de comunicação das empresas. Nesse sentido, é interessante encontrar perfis de pessoas que melhor representem os valores da marca, preferencialmente aqueles que já interagem com o público desejado. Outra dica é ficar atento aos criadores de conteúdo que se destacam por conta própria.


Embora a plataforma seja em chinês (o que já gerou muita discussão nos EUA), o app é a "cara" dos brasileiros. É leve, descontraído e promove a sociabilidade. É também o ambiente perfeito para brincar e criar memes. Criar conteúdo viral altamente reproduzível é o sonho de todo negócio online. Esta plataforma privilegia e facilita exatamente este tipo de conteúdo. O TikTok foi projetado para se tornar viral.


O crescimento contínuo da rede demonstra sua capacidade de se conectar com o público, aumentar o engajamento da marca, fortalecer sua presença online e aumentar as vendas. No entanto, a maioria das empresas ainda não adotou o TikTok, portanto, aproveitar essa onda pode ser um passo importante para o seu negócio. Vale a pena investir na tendência.


bottom of page