top of page

Performance e branding: como encontrar o equilíbrio ideal para o seu negócio

Atualizado: 28 de mai. de 2023

Você já se perguntou qual é a melhor estratégia de marketing para o seu negócio? Muitas vezes, os empreendedores ficam em dúvida entre investir em performance ou branding, ou seja, entre focar na conversão imediata ou na construção de uma marca forte e reconhecida. Mas será que essas duas abordagens são excludentes? Neste post, vamos mostrar que o equilíbrio entre performance e branding é essencial para o sucesso de qualquer empresa.



Performance e branding: como encontrar o equilíbrio ideal para o seu negócio

O que é performance e branding?


Performance e branding são dois conceitos que se referem a diferentes objetivos e métodos de marketing. Veja a seguir o que cada um significa:


- Performance: é a estratégia que visa gerar resultados imediatos, como vendas, leads, downloads, etc. Para isso, utiliza-se de ferramentas como Google Ads, Facebook Ads, e-mail marketing, entre outras, que permitem segmentar o público-alvo e mensurar o retorno sobre o investimento (ROI).

- Branding: é a estratégia que visa construir e fortalecer a imagem e a reputação da marca no mercado, gerando valor e confiança para os consumidores. Para isso, utiliza-se de ferramentas como redes sociais, blogs, vídeos, podcasts, eventos, patrocínios, entre outras, que permitem criar uma identidade e uma personalidade para a marca.


Por que o equilíbrio importa?


Muitos empreendedores cometem o erro de escolher apenas uma das estratégias, achando que assim vão otimizar seus recursos e maximizar seus resultados. No entanto, essa visão é limitada e pode prejudicar o crescimento do negócio a longo prazo. Veja por quê:


  • Se você investe apenas em performance, você pode até conseguir atrair e converter clientes rapidamente, mas corre o risco de não fidelizá-los ou de perdê-los para a concorrência. Isso porque você não está construindo um relacionamento duradouro com eles, nem transmitindo os valores e os diferenciais da sua marca.


  • Se você investe apenas em branding, você pode até conseguir criar uma marca admirada e respeitada pelo público, mas corre o risco de não gerar receita suficiente para sustentar o negócio. Isso porque você não está estimulando a ação dos consumidores, nem oferecendo soluções para os seus problemas ou desejos.


Portanto, o ideal é que você encontre um equilíbrio entre performance e branding, combinando as duas estratégias de forma complementar e sinérgica. Assim, você vai conseguir:


  • Aumentar o alcance e a visibilidade da sua marca;

  • Gerar tráfego qualificado para o seu site ou loja;

  • Converter visitantes em clientes;

  • Fidelizar clientes e transformá-los em fãs;

  • Criar um diferencial competitivo no mercado;

  • Aumentar o valor percebido da sua oferta;

  • Melhorar o custo-benefício das suas campanhas.


Como encontrar o equilíbrio entre performance e branding?


Não existe uma fórmula mágica para definir qual é a proporção ideal entre performance e branding para cada negócio. Isso vai depender de vários fatores, como o segmento de atuação, o estágio de maturidade da empresa, os objetivos e as metas traçadas, o orçamento disponível, etc.


No entanto, existem algumas dicas que podem ajudá-lo a encontrar esse equilíbrio:


  • Conheça bem o seu público-alvo: saiba quem são as pessoas que podem se interessar pelo seu produto ou serviço, quais são as suas características demográficas, comportamentais e psicográficas, quais são as suas dores e necessidades, quais são os seus hábitos de consumo de mídia, etc.


  • Defina a sua persona: crie um perfil semi-fictício do seu cliente ideal, baseado nas informações do seu público-alvo. Assim, você vai poder se comunicar com ele de forma mais personalizada e efetiva.


  • Mapeie a jornada do cliente: identifique as etapas que o seu cliente percorre desde o momento em que ele toma conhecimento da sua marca até o momento em que ele realiza uma compra ou uma recomendação. Assim, você vai poder oferecer conteúdos e ofertas adequados para cada momento.


  • Escolha os canais mais adequados: analise quais são os canais de comunicação mais relevantes para o seu público-alvo e para os seus objetivos. Por exemplo: se você quer gerar awareness (consciência) da sua marca, você pode usar redes sociais como Instagram ou YouTube; se você quer gerar leads (potenciais clientes), você pode usar landing pages (páginas de captura) ou webinars (seminários online); se você quer gerar vendas,você pode usar Google Ads ou Facebook Ads.


  • Mensure os resultados: acompanhe os indicadores de desempenho das suas campanhas de performance e branding, como alcance (quantidade de pessoas impactadas), engajamento (interação com a marca), conversão (realização de uma ação desejada), retenção (manutenção do relacionamento com o cliente), etc. Assim, você vai poder avaliar se as suas estratégias estão funcionando ou se precisam ser ajustadas.


Conclusão


Performance ou branding: o equilíbrio importa! Neste post, você aprendeu que as duas estratégias de marketing são importantes e complementares para o sucesso do seu negócio. Você também viu algumas dicas

de como encontrar esse equilíbrio na prática.


Agora, é hora de colocar em ação! E se você precisar de ajuda, conte com a AN Marketing Digital! Somos uma equipe criativa que pode gerar conteúdos incríveis para as suas campanhas de performance e branding. Entre em contato agora mesmo!

bottom of page