top of page

Estratégias de comunicação das marcas de bebidas no Instagram para o Carnaval

As empresas produtoras de bebidas iniciaram os preparativos para o Carnaval há muito tempo. Algumas das marcas mais queridas pelos foliões começaram suas campanhas nas redes sociais assim que o ano novo de 2023 começou. Para chamar a atenção dos foliões, foram utilizadas diversas estratégias diferentes. A Buzzmonitor realizou um estudo dos perfis do Instagram da Catuaba, Brahma, Itaipava, Beats, Budweiser e Xequemate, marcas mais associadas ao Carnaval, nos primeiros 14 dias de janeiro. Os dados foram coletados através do módulo de Analytics da Buzzmonitor, entre os dias 15 de janeiro e 14 de fevereiro, e apenas as publicações orgânicas foram contabilizadas neste estudo.



Conheça as estratégias de comunicação das marcas de bebidas no Instagram para o Carnaval

Brahma


A Brahma iniciou sua campanha de Carnaval em 2 de janeiro, com publicação em parceria com a cantora Claudia Leitte, destacando o tema "Já é carnaval! Em 2023 a folia volta para as ruas". A marca apostou em uma comunicação comemorativa com direito à contagem regressiva, lançamento de coleção de acessórios, parceria com influenciadores e até jingle. A Brahma lançou uma coleção de acessórios carnavalescos em parceria com a @colloac e apresentou o quadro "Repórter Cremoso", com o humorista Dinho Júnior nas prévias do Carnaval na Bahia. A contagem regressiva para o Carnaval marcou 30, 15 e sete dias anteriores à festa e a Brahma também (re)introduziu sua parceria com a supermodelo Gisele Bündchen. A marca fez nove publicações orgânicas no período de 30 dias analisados, com um crescimento de engajamento de 0,35% em comparação ao mês anterior, e uma média de 0,74.



Itaiapava


Durante o período de 15/01 a 14/02, a Itaipava publicou 30 posts orgânicos, principalmente em formato de reels, sendo o primeiro em 02/02 para o lançamento de três latinhas comemorativas de carnaval e uma coleção de óculos de sol com abridor de garrafa integrado em parceria com a Chilli Beans. A marca também intensificou a campanha faltando uma semana para o carnaval, com patrocínio em prévias carnavalescas, como o Bloco da Lexa e o Olinda Beer, além de parcerias com influenciadores. Outros conteúdos envolvendo o carnaval foram reels com fantasias de cerveja Itaipava e abridor de garrafa. A marca teve uma média de engajamento de 2,37, mas houve uma queda de 14,96% em relação ao período anterior, com picos de engajamento nos últimos 15 dias.


Budweiser


Durante o período de 15/01 a 14/02, a Budweiser optou por uma comunicação minimalista para o carnaval, com apenas 7 posts orgânicos no Instagram e nenhuma referência visual à festa. A marca se concentrou em mencionar o carnaval apenas nas legendas das fotos. Apesar disso, a Budweiser obteve o maior engajamento médio de todas as marcas analisadas, com 7,21, embora isso representasse uma queda de 95,91% em relação aos 30 dias anteriores.



Xeque Mate


Xeque Mate é uma bebida mista de mate, rum, guaraná e limão, nascida em Belo Horizonte em 2015. Para o carnaval, a marca investiu em uma comunicação moderna e descontraída no Instagram, com 26 posts orgânicos, a maioria fotos com memes e conteúdos reforçando o sabor da bebida. A Xeque Mate também criou o quadro "Xeque Mate na Folia" no stories, convidando influenciadores para cobrir as prévias do carnaval de BH, alcançando um engajamento médio de 1,97.



Beats


A Beats investiu em conteúdos relacionados ao Carnaval desde o começo do ano, com destaque para a Caipi Beats e patrocínio aos Ensaios da Anitta. A marca também fez parcerias com influenciadores e com a marca de cosméticos Quem Disse, Berenice?, além de anunciar uma parceria com o cantor Pedro Sampaio na última semana pré-folia. No período analisado, a marca fez 22 posts orgânicos, a maioria em fotos, com um engajamento médio de 0,22 e um crescimento de 8,43% em relação ao período anterior.


Catuaba


A Catuaba Selvagem investiu no patrocínio do Bloco Chá da Alice em São Paulo para o Carnaval de 2023. A marca fez 28 publicações orgânicas, sendo 22 fotos e 6 reels, a maioria relacionada ao bloco. A Catuaba se posiciona como uma empresa jovem e moderna, com comunicação que inclui gírias e memes. A marca teve um crescimento de 260% no engajamento no período analisado, alcançando um engajamento médio de 0,84.


Skol


A Skol, uma cerveja presente no carnaval, não montou uma estratégia de comunicação clara para a folia no Instagram. No período de 15 de janeiro a 14 de fevereiro, a marca fez apenas três publicações orgânicas em formato de reels, em parceria com influenciadores digitais, mas nenhuma delas tinha relação com o carnaval, seja no vídeo, na legenda ou em hashtags.









Comments


bottom of page